Wasabi, um dos segredos da gastronomia japonesa

COMPARTILHAR
Wasabi, um dos segredos da gastronomia japonesa

A gastronomia japonesa é famosa por contar com admiradores em inúmeras partes do planeta, sobretudo, no território nacional, onde as receitas ganharam algumas adequações para se adaptar as necessidades dos imigrantes japoneses abrigados no país. E, hoje em dia, para se ajustar ao paladar dos brasileiros nos estabelecimentos centrados na cozinha nipônica. Mas, você conhece todo o potencial do Wasabi?

O fato é que essa culinária do Japão é considerada um patrimônio da humanidade em função de sua tradição milenar e de todos os detalhes envolvidos desde a escolha dos ingredientes até a montagem do prato.

Além disso, esse é um tipo de gastrônoma que faz muito bem para a saúde dos seus adeptos. E, em 2020, todo mundo está ainda mais focado em consumir unicamente receitas que atendam a essas requisitos e contribuam para um cotidiano mais saudável.

Por isso, os pratos japoneses acabam entrando na alimentação tanto de atletas profissionais quanto de esportistas amadores.

Sendo assim, o wasabi é um tipo de pasta utilizado na culinária japonesa, visando esconder o cheiro do peixe e também melhorar o gosto da comida. Só que, mesmo no país, achar o verdadeiro wasabi não é uma tarefa simples!

Conheça os benefícios do wasabi na culinária japonesa

De modo geral, as vantagens de consumir o wasabi abrangem a diminuir do perigo de desenvolver câncer e enfermidades do coração, bem como propriedades anti-inflamatórias para articulações e músculos.

O elemento também auxilia o organismo humano a se proteger de infecções de bactérias, além de combater os efeitos de alergias em determinadas épocas do ano.

Vale salientar que o wasabi é derivado da planta wasabia japonica, integrante da família Brassicaceae. Normalmente, ele é conhecido como “raiz-forte do Japão”.

Além disso, a pasta conta com um gosto bastante forte e picante, afetando o sentido olfativo e soltando vapores químicos que interferem na passagem do ar pelo nariz.

Com um sabor muito forte, ele é empregado como condimente em sushis, sashimis, mas também cai muito bem com outras receitas nipônicas.

Quer aprender a fazer essas combinações? O curso online do Kosu está disponível para todas as idades! Vamos tentar?

COMPARTILHAR