Você já ouviu falar no Dia Internacional do Sushi?

COMPARTILHAR
Você já ouviu falar no Dia Internacional do Sushi?

Há mais de um milênio se consume peixe cru enrolado no arroz, ou seja, o sushi. Esse peixe era enrolado em peixe em um processo de conservação, quando era muito mais complicado achar peixe para consumo.

Para a preparação do prato, em uma região no Sudeste do continente de Ásia, se tiravam-se a cabeça e as víscera, e o filé era preservado, salgando e guardando no arroz, visando fermentar de maneira natural. Esse processo acaba por conceder um processo ácido ao prato.

Se comia somente o peixe e se descartava o arroz. O gosto ácido devido a fermentação era trocado por ácido acético e, posteriormente, por vinagre. O peixe e o arroz com vinagre eram preparados com shoyu, no começo do século 14, em Kedo, o arroz e o peixe começaram a ser consumidos a mesmo tempo. A partir daí, se originou as mais diferentes formas de sushi.

O prato é tão popular que conta com um dia somente para ele. O Dia do Sushi é celebrado em 1º de novembro no Japão. No território nacional, segundo a Associação Brasileira de Culinária Japonesa, a data é lembrada desde o começo dos anos 2000, com o aumento da popularidade do prato, sobretudo na cidade de São Paulo.

Segredos para preparação do sushi

O grande segredo do sushi é ser preparado rápido. Quanto mais rápido s faz um sushi, mais saboroso ele se torno. Por isso, o prato necessita ser finalizado na hora.

Deixar na geladeira para terminar de comer em outro momento somente acaba por ressecar os ingredientes e afetar o sabor. Outros temperos “basicamente essenciais” são vinagre, saquê, sal e açúcar.

Vale salientar que o sushi também precisa de uma faca de qualidade, algo fundamental na preparação do prato. Isso porque uma faca lisa, sem dentes, corta o peixe sem desfiar ou deformar. Além disso, essa faca precisa contar com uma lâmina de apenas um lado.

Quer saber todos os detalhes para preparar um sushi sensacional sempre que desejar? Então, se inscreva agora mesmo nos cursos de gastronomia japonesa do Kosu e descubra todos os detalhes para fazer esse e tantos outros pratos!

 

 

COMPARTILHAR