Sucesso da culinária japonesa entre os brasileiros

COMPARTILHAR
Sucesso da culinária japonesa entre os brasileiros

A influência japonesa no Brasil é tamanha que o dia 18 de junho é conhecido como “Dia da Imigração Japonesa” no país, marcando a data da primeira embarcação a chegar no território nacional em 1908. No caso, o navio desembarcou no porto de Santos, em São Paulo.

Sendo assim, a imigração é um acontecimento com peso histórico e trouxe impacto até nos costumes nacionais como a gastronomia que se transformou em uma das favoritas dos brasileiros. Uma culinária riquíssima em temperes e molhos e que chegou a passar até mesmo por algumas adequações no Brasil para agradar a todos os paladares.

Culinária japonesa e o paladar dos brasileiros

Conforme o estudo “Hábitos alimentares do brasileiro: preferências, dietas e tendências de consumo”, quando se refere a cozinha internacional, um terço dos brasileiros ouvidos optam por frequentar restaurantes asiáticos.

E essa quantidade não chama tanto a atenção, já que culinária japonesa, se tornou extremamente popular no país nos anos 1990, período em que ocorreu uma grande disseminação de estabelecimentos comerciais japoneses, sobretudo em São Paulo.

E até os dias de hoje é habitual se deparar com esses restaurantes, só que é possível encontrar até três estilos de ambientes e cardápios: as receitas contemporâneas, tradicionais e os famosos rodízios.

De acordo com a Banca do Ramon, essa popularização da gastronomia japonesa ocorreu, especialmente, devido a sua alta qualidade. Os especialistas apontam que se alimentar em um restaurante japonês é considerado algo saudável, porque os alimentos são frescos e in natura e isso faz com que muitos brasileiros excedam na quantidade no momento do pedido e se esquecem dos legumes, dos peixes e dos cogumelos nos seus pratos.

Uma orientação é prestar atenção na forma de preparo da refeição, não exagerar nas frituras e optar por pratos cozidos ou assados, como guioza cozido e do salmão assado, por exemplo. Além disso, os molhos e acompanhamentos demandam cuidado extra devido a quantidade de calorias.

Preparar a sua própria refeição japonesa

E por que não fazer a sua própria refeição japonesa e ter certeza que tudo está do jeitinho que você adora?

Além disso, você pode se certificar que a sua refeição é totalmente saudável ou fazer uma combinação para que o seu prato fique devidamente balanceado. Com o curso do Kosu, você se torna capaz de fazer os pratos favoritos e se deliciar em casa. Vamos lá?

COMPARTILHAR