Principais bebidas da gastronomia japonesa

COMPARTILHAR
Principais bebidas da gastronomia japonesa

A culinária japonesa é considerada um patrimônio mundial devido ao seu contexto histórico e todas as características culturais presentes não apenas nos pratos, mas desde a escolha dos ingredientes até a etiqueta para o momento da refeição. Mas, você conhece as principais bebidas da gastronomia do Japão?

Segundo informações do Consulado Geral do Japão em São Paulo, a bebida favorita dos japoneses tende a ser o famoso chá verde. Ele é servido no decorrer das refeições ou ainda dos encontros entre as pessoas da mesma maneira que o cafezinho se encaixa nos padrões dos brasileiros.

Ou seja, dá para se dizer que o chá verde está para os japonês, assim como o cafezinho está para os brasileiros. Sem dúvida, você compreende tamanha dimensão, não é? Uma vez que o café é um dos produtos mais consumidos no território nacional.

Só que o chá verde não é a única bebida altamente popular no Japão, não. A lista apontada pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo ainda engloba o chá preto, o saquê (vinho de arroz), o shochu (aguardente de arroz) e umeshu (licor de ameixa).

Saiba mais sobre as bebidas famosas no Japão

Chá preto

De modo geral, o chá preto é uma das bebidas prediletas não apenas dos japonesas, mas de todo o planeta em função do seu gosto e de seus benefícios. No Japão, o chão é tão apreciado que chega a contar com uma data no calendário.

Saquê

É uma bebida alcoólica fermentada e tradicional na terra, feita com três itens: arroz, kóji e água. Para ser vista como saquê, apenas o arroz precisa ser fermentado no processo, ou seja, nenhuma grão ou açúcar integra a fermentação.

Shochu

O shochu é uma bebida típica do país e é destilada a partir da batata doce ou arroz cevada e conta com taxa alcoólica de 25%, acima de vinho e do popular saque. Alguns tipos podem ser destilados várias vezes e alcançar um teor de até 35%. A bebida é feita em todo o Japão.

Umeshu

Com teor alcoólico variando de 10% a 15%, o umeshu é produzido a partir da fruta ume. Além disso, a bebida oportuniza a preparação de inúmeros drinques saborosos, além do consumo com gelo ou puro.

Quer aprender a fazer uma combinação dessas bebidas com receitas típicas do Japão? Então, o curso de culinária japonesa da Kosu é a melhor alternativa para que você conheça todos os segredos desta gastronomia milenar de maneira prática, simplificada e sem sair de casa!

COMPARTILHAR