Culinária japonesa e sua adaptação ao paladar brasileiro

COMPARTILHAR
Culinária japonesa e sua adaptação ao paladar brasileiro

Famosos entre os apreciadores da culinária japonesa no Brasil, mas polêmicos entre os “puristas” que preferem a autenticidade, os sushis fritos, também chamados de hot rolls e os temakis, são considerados os mais similares a tradição nipônica, conforme o pesquisador norte-americano Sasha Issenberg.

Autor do livro “The sushi economy – globalization and the making of a modern delicacy” (A economia do sushi – globalização e a criação de um delicado alimento moderno, em tradução livre), Issenberg é contra a ideia de que o costume de peixe cru com arroz é puramente japonês e milenar.

“A verdadeira tradição do sushi é mudar, é a improvisação, adaptação a novos gostos”, disse ele, em entrevista ao G1. De acordo com o pesquisador, a origem do sushi tem a ver com o fast food, no século 19, a partir da interferência externa no Japão, e se fortalecer com trocas culturais a partir de viagens ao redor do planeta.

“As pessoas costumam pensar que há um período anterior às influências externas, um sushi tradicional, puro, intocado, o que na verdade nunca aconteceu”.

Na visão do pesquisador, fritar o sushi, adicionar frutas tropicais, criar novas receitas a partir do gosto do país está totalmente de acordo com a tradição origina. Já que ele não acredita que o sushi pertença a algum país específico.

Brasil e a maior comunidade japonesa fora do Japão

O Brasil é o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão, portanto, conta com um vínculo muito forte com o sushi. Afinal, a receita se propagou pelo planeta justamente devido a movimentação das pessoas.

Sendo assim, Issenberg avalia que o Brasil também um local que oferece as condições para trocas culturais porque existe uma busca pelo sushi muito e não apenas por pessoas com ligações familiares com o Japão. Sendo assim, a culinária estrangeira também acaba ganhando alguns “ingredientes locais”.

A maior cidade do país, São Paulo recebeu muitos imigrantes e ajudou a criar esse hábito tão forte em torno do sushi. Por isso, a tendência de “abrasileirar” as receitas era mais do que esperado.

COMPARTILHAR