Crianças que assistem programas de gastronomia tem alimentação mais saudável

COMPARTILHAR
Crianças que assistem programas de gastronomia tem alimentação mais saudável

Fazer com que as crianças se alimentem de maneira equilibrada e saudável é um desafio para os desafio desde a infância. Apresentar os benefícios de optar por legumes desde os primeiros anos, variar na preferência das frutas e dar o exemplo ideal são algumas das técnicas mais indicadas para os pais de crianças.

Só que uma pesquisa realizada pela Universidade de Tilburg, situada na Holanda, apresenta uma forma de estimulo muito mais simples: chamar as crianças para conferir programas de gastronomia que valorizar a escolha por ingredientes saudáveis nas receitas.

Na pesquisa publicada no periódico científico Journal of Nutrition Education and Behavior, os especialistas analisaram cinco instituições de ensino infantil, com estudantes de 10, 11 e 12 anos.

Separados em duas turmas, um deles precisava conferir atrações de culinária com foco em comida saudável. Já o outro grupo se concentrava em assistir capítulos de atrações sobre fast food ou junk food.

No momento de fazer o lanche, as crianças tinham liberdade para selecionar entre alguns alimentos bem específicos. A lista englobava: maçãs, pepino picado, batatas chips ou biscoitos pretzel.

Programas saudáveis incentivam hábitos saudáveis nos pequenos

Os pesquisadores chegaram a conclusão que as crianças que tinham assistido ao programa sobre alimentação saudável contavam com 2,7 chances de preferir a fruta ou o legume para fazer o seu lanche.

“Os resultados desse estudo indicam que os programas de cozinha podem ser uma ferramenta promissora para promover mudanças positivas nas preferências, atitudes e comportamentos alimentares das crianças”, afirma Frans Folkvord, cientista que conduziu a pesquisa.

Levando em consideração as conclusões para o dia a dia dos adultos, para quem procura alterar os costumes referentes a comida, a orientação é parar de seguir nas mídias sociais ou não dar audiência para atrações ou conteúdos com receitas de alimentos com pouco valor nutritivo. Isso porque o ditado popular já adianta: as pessoas acabam até “comendo com os olhos”.

Crianças podem aprender a cozinhar?

Outro bom exemplo de alguns problemas de culinária é que as crianças são capazes de aprender conceitos básicos de culinária, desde que tenham supervisão de adultos e façam atividades de acordo com a sua faixa etária.

Por isso, o curso online de gastronomia oriental do Kosu pode se transformar em um verdadeiro passatempo familiar muito divertido, ao mesmo tempo em que todo mundo aprende a preparar as principais delicias da cozinha nipónica. Já pensou em fazer esse tempo de qualidade com o seu filho? Vamos nessa?

COMPARTILHAR