Como surgiu o sushi? Conheça as origens desse alimento tão popular!

COMPARTILHAR
Breve História do Sushi

Os primeiros sushimen (itamae) foram realmente agricultores do interior do Japão, que criaram formas para mantar o peixe comestível por um espaço de tempo maior. Sendo assim, eles propagaram a ascendência que levou ao modelo de preparo do sushi.

Esse método de alimento pouco ou quase nada conta com relação com a maneira com que se prepara o sushi nos dias de hoje. Por volta do século 4 a.C, os pescadores do Japão poderiam ser vistos como marinheiros, uma vez que ficavam semanas e até meses no mar e a forma com que conseguiam conservar os alimentos nessas épocas era muito particular.

Essas gerações criaram aos poucos uma maneira de conservação segura de pescado, que poderia ser comido pela população quando voltasse a terra firme. Então, a intenção original do sushi era, com o auxílio do amido de arroz, a conservação dos alimentos com altas doses de proteínas. E esse tipo de preservação não poderia ter sido desenvolvido sem a evolução da produção do arroz.

O sushi e o Japão

A primeira prova relacionada ao sushi no território Japão foi achada em um documento de lei antiga, denominado Taihō-Ritsuryo, ou Código Taihō (701/718) que se refere a Awabi (abalone) e Igai (mexilhão / moule) em Narezushi. Como acontece em nações produtoras de arroz, o sushi no Japão conta com antiga relação com a agricultura, que é essencial na alimentação dos moradores desses locais.

Depois de muitas adequações na produção do sushi, surgiu o espetacular nigiri, atualmente o mais famoso e consumido modelo de sushi, que altera o padrão de forma contínua pelo planeta. Afinal, se sabe que essa gastronomia, sobretudo, a parte fria, possuía determinada resistência pelos iniciados, ou por assim considerar, os leigos no tema.

Algo equivocado, já que vários temperos e formas de mesclar as iguarias do Extremo Oriente juntamente aos condimentos regionais para satisfazer aos mais diferentes paladares. Portanto, cabe aos ao(à) sushiman / sushiwoman trabalhar as matérias-primas à disposição e preparar irresistíveis combinados para vencer essa resistência. Quer se preparar para essa tarefa?

COMPARTILHAR