Aprender a cozinhar na adolescência é benéfico para toda a família

COMPARTILHAR
Aprender a cozinhar na adolescência é benéfico para toda a família

Você considera que a rotina com o seu filho adolescente é relativamente complicado? Provavelmente, você gostaria de passar um tempo de qualidade ao lado dele e realizando uma atividade interessante, não é? Sendo assim, aprender a cozinhar na adolescência é algo que pode fazer a diferença para toda a família.

O fato é que a culinária é vista como uma verdadeira terapia por muita gente, mas também uma função indispensável para as pessoas ao longo da vida. Ou seja, o seu filho terá de aprender as noções básicas de gastronomia mais cedo ou mais tarde, não é?

Além disso, este ano resultou em um aumento considerável das pessoas por programas, conteúdos, vídeos e cursos de culinária. Com a necessidade de passar mais tempo em casa, muita gente aproveitou para desenvolver algumas habilidades. E por que não dividir esse novo passatempo com o seu filho?

Vantagens de aprender a cozinhar na adolescência

A maioria das ações realizadas em vários países com essa finalidade apresentou resultados positivos. Inicialmente, é possível aprimorar os costumes alimentares. Normalmente, os adolescentes preferem comer fast foods, refrigerantes, doces e alimentos gordurosos frequentemente.

Em contrapartida, eles quase nunca optam por frutas, legumes, peixes ou frutos do mar. Por isso, uma das principais vantagens de aprender a cozinhar na adolescência é estimular que incorporem esses alimentos no seu cotidiano.

Simultaneamente, essa alteração é seguida por uma evolução na qualidade de vida. Ao deixar que os adolescentes participem da montagem do cardápio, se nota um crescimento na opção por pratos mais saudáveis. Isso porque eles descobrem receitas que exaltam o gosto desses alimentos e deliciosas.

Aprendendo na prática

Além disso, essa fase de aprendizado é ideal para que os pais mostrem pratos desconhecidos e estimulam novas combinações. Dá para explicar o poder nutricional dos alimentos para que os filhos tenham noção da influência da alimentação na forma como se sentem diariamente.

De modo geral, a aprendizagem é um processo por meio do qual se ganha algum tipo de conhecimento. Ainda que se possa aprender de inúmeras maneiras, 70% do conhecimento é adquirido na prática.

Aprender a cozinhar na adolescência, com a supervisão de adultos, ajuda a consolidar todas as informações. E, desse modo, o conhecimento é retido por um período de tempo superior e fica muito mais lembrar de tudo o que foi aprendido.

Ou seja, cozinhar é essencial, porque oportuniza que os jovens saibam quais ferramentas utilizar, além de entender a grande variedade de técnicas gastronômicas. E é fundamental mostrar na prática que o sabor está diretamente ligado a maneira de preparação, escolha dos ingredientes e utilização de especiarias. A partir daí, basta soltar a criatividade!

Quer colocar essa ideia em prática ao lado do seu filho? Então, o curso de culinária japonesa do Kosu é perfeito para que esse tempo em família seja educativo, agradável e saboroso!

COMPARTILHAR