A Tradicional Gastronomia Japonesa

COMPARTILHAR
A Tradicional Gastronomia Japonesa

A milenar e tradicional gastronomia japonesa é denominada de “Washoku”. O termo no idioma japonês é composto por dois kanjis, 和 (wa), o que quer dizer japonês ou harmonia e食 (shoku), que indica alimento ou refeição.

Sendo assim, o termo não quer dizer apenas refeição japonesa, bem como se refere a harmonia que a gastronomia japonesa tanto aspira.

Em função da circunstância, a culinária do Japão também recebe o nome de nihonshoku (日本食) ou “Japão-comida” em uma tradução livre. Um outro termo muito usado é o nihonryori (日本料理), que quer dizer a “gastronomia japonesa”

Ichijyu Sansai

A principal característica do washoku, ou seja, da gastronomia tradicional do Japão é o ichijyu sansai (一汁三菜), que quer dizer um caldo e três acompanhamentos.

Uma panela cheia de arroz branco é adotada como prato principal, seguido de tsukemono, ou seja, o pepino em conserva.

O arroz e o pepino sempre estão incluído nesse estilo de receita, por isso, não podem ser colocado no grupo do ichijyu sansai.

Portanto, um washoku típico é formado da seguinte maneira:

  • Uma panela de arroz branco,
  • Um prato de tsukemono ou konomono,
  • Um prato de caldo com vegetais ou algas,
  • Três acompanhamentos, tais como: legumes, carne, peixe ou tofu.

Quer aprender as receitas da tradicional gastronomia japonesa?

Quer aprender a fazer as principais receitas da tradicional gastronomia japonesa? Com o curso da Kosu, você consegue fazer os seus pratos favoritos da culinária da Japão sempre que quiser!

COMPARTILHAR